quarta-feira, 16 de outubro de 2013

The Great Firewall of China

Ah, a China… A terra dos filhos do dragão, o país que a Mulan ajudou a salvar, o Império das Grandes Muralhas… Ahn? No plural?

Para quem não acompanha jornais e não sabia, a China possui duas Grandes Muralhas. Uma é aquela que levou 800 anos para ficar pronta, que corta as montanhas ao norte do país como uma grande serpente se estendendo ao infinito. A outra, menos Maravilha do Mundo e mais irritante, é conhecida como The Great Firewall of China (a tradução não funciona direito porque não existe uma tradução para "firewall", que são aqueles programinhas que impedem que seu computador acesse sites perigosos).

A China é provavelmente o país que mais abertamente censura a internet. Redes sociais como Facebook e Twitter, além de alguns sites considerados "perigosos" ao governo são completamente censurados (exceto em Hong Kong, que é uma região autônoma e por isso têm leis bem mais brandas com relação à internet). Isso significa que se uma pessoa tenta acessar algum dos sites na lista de bloqueados, vai dar como página não encontrada.

Isso não significa, no entanto, que os chineses não possuem acesso a redes sociais. Eles têm o QQ (lê-se como em inglês, "quiu-quiu"), que é uma mistura de MSN com Facebook e e-mail. E é tudo o que eles precisam e usam.

Eu, no entanto, não sou chinesa e (ainda) não sei falar chinês. E tenho família e amigos com quem seria muito difícil - pra não dizer impossível - manter contato sem usar as redes sociais ocidentais. Além disso, alguns serviços do Google também são bloqueados aqui. O site de pesquisa funciona, o Gmail e o Google Play funcionam quando querem, mas o Youtube e o Blogger - este aqui através do qual vocês me lêem agora - são totalmente bloqueados.  Por isso, precisei procurar a melhor forma de conseguir driblar a censura e acessar meus sites preferidos.

Depois de uma longa pesquisa - e algumas tentativas fracassadas - finalmente consegui um programa que funciona perfeitamente e desvia o meu IP (o "documento de identidade" do meu computador, que informa de onde no mundo eu estou acessando a internet) para outro país - no caso, os EUA. Só que, claro, nada que é bom é de graça e por isso tive que desembolsar 160 dólares para usar o programinha por um ano. O que eu não faço pelos amigos…

Mas agora ao menos tenho acesso livre aos sites "proibidos". E não se preocupem - já me perguntaram isso -, não há perigo do governo descobrir. Na verdade, usar esses programas não é exatamente contra a lei. Pelo menos é o que me disseram…

Quanto ao blog, quem já me acompanhava em outros lugares sabe que eu não sou exatamente uma blogueira regular e muitas vezes sumo por um longo tempo. Como eu também sou leitora de blogs (há uma pequena lista deles na aba "Gostei daqui. Tem mais?" ali no topo da página), sei o quanto é chato ficar esperando por uma atualização que nunca vem. Por isso, estou tentando me disciplinar e começar uma rotina de postar no mínimo duas vezes por semana. A princípio escolhi segundas e quintas para "me obrigar" a escrever, e tentarei seguir esta regra. Avisarei na página do Facebook quando houver post novo, então quem quiser é só dar um "like" por lá.

Nenhum comentário: