terça-feira, 29 de outubro de 2013

Negócio da China

A China anda expandindo cada vez mais seus negócios, e cada vez mais negócios do mundo inteiro andam expandido para dentro da China. Mas para quem nunca teve nenhum tipo de contato com chineses, a forma como eles fecham negócios pode parecer no mínimo… diferente.

Engana-se quem pensa que negócios são fechados com chineses dentro das quatro paredes de um escritório. As quatro paredes entre as quais se discutem os assuntos mais importantes são aquelas de um bom restaurante.

A primeira coisa sobre ir a um restaurante chinês - e aqui não me refiro àqueles restaurantes "do povo", de higiene meio duvidosa, mas sim a restaurantes de média e alta qualidades - é que a maioria possui duas áreas: a área comum, com mesas e clientes que só estão lá à procura de um almoço ou jantar; e a área "VIP", onde se encontram salas especiais para almoços e jantares privados. Qualquer restaurante que se preze tem pelo menos umas três salas reservadas, que podem variar desde uma sala simples com uma grande mesa redonda até uma suíte com sala de estar, copa e banheiro privados, além de uma TV com karaokê (chineses simplesmente amam karaokê).

Cada uma destas salas é atendida por uma equipe especializada de garçons e garçonetes - por sinal, a qualidade do setor de serviço na China é algo que deixarei para um post futuro. As mesas são geralmente grandes - acomodam de 5 a 15 pessoas -, redondas e com um disco giratório ao centro, onde é servida a comida.

Ah, a comida… Se você for uma daquelas pessoas que já passeou pela Liberdade e acha que por isso sabe tudo sobre comida chinesa, esqueça. Se você diz que gosta de comida chinesa porque adora pedir um yakissoba no boteco da esquina, esqueça mais ainda. Comida chinesa tem muito pouco ou quase nada a ver com aquilo que conhecemos no Brasil.

Mas como estou falando de um almoço ou jantar de negócios - e o mesmo vale para almoços e jantares comemorativos, de aniversário ou coisa parecida -, a comida não importa. Ela não está lá para ser a protagonista, nem mesmo a segunda da fila.

Marque bem minhas palavras: se você for convidado para um almoço ou jantar na China, entenda que a comida é o que menos importa neste convite. A função da comida é simplesmente a de ser uma desculpa para o real protagonista: o baijiu.

O baijiu é a bebida tradicional da China. Em geral ele é feito de arroz, mas também há variantes com trigo e outros cereais. A gradação alcoólica do baijiu é entre 40 e 70% (no link da Wikipedia diz entre 40 e 60%, mas já vi - e bebi - baijiu de 68%). Ou seja, muito maior do que a maioria das bebidas ao redor do mundo.

O baijiu é transparente, como água ou cachaça, e tem um aroma bastante forte. A princípio ele tem um gosto bastante estranho para quem não está acostumado, mas depois de várias ocasiões já posso dizer que até gosto dele agora.

E os almoços ou jantares se seguem assim: cada pessoa tem uma jarrinha na qual o baijiu é servido, e uma taça bem pequenininha, onde ele é bebido. E, assim que começa o almoço ou jantar, começam também os brindes.

Brindar com o baijiu é sinal de grande respeito, e portanto todos devem fazê-lo ao menos uma vez. A não ser que você tenha uma desculpa muito boa - como um problema sério no fígado ou tome alguma medicação forte que não possa ser misturada com álcool -, suas chances de escapar de um brinde com baijiu são mínimas. E os brindes não páram por aí: cada pessoa tem que brindar pelo menos uma vez com cada uma das outras pessoas na mesa - e no mínimo duas ou três com o anfitrião. 

A ordem dos brindes é mais ou menos assim: o anfitrião brinda com cada convidado ou grupo de convidados - diretores de uma mesma empresa, por exemplo, brindam juntos -, depois cada convidado ou grupo de convidados brinda entre si, depois com o anfitrião. Algumas vezes o anfitrião voltará a brindar com algum convidado específico, outras vezes não. E, caso alguém de hierarquia superior à sua venha brindar com você, o educado é você ir brindar com ele um tempo depois. 

A cada brinde, é esperado que você vire uma taça inteira de baijiu. Nada de só molhar os lábios, não. Após o brinde, há a tradição de virar a taça para mostrar que está vazia. 

Uma coisa muito importante ao brindar com um chinês é saber onde tocar um copo no outro. Ao brindar com pessoas de hierarquia superior, sempre mire a boca do seu copo ou taça abaixo da boca do outro copo. Quanto mais diferença de hierarquia, mais baixo você deve mirar. É considerada uma grande gafe brindar acima de alguém superior, apesar de haver tolerância com os gringos. Mirar baixo é, portanto, uma ótima forma de mostrar que conhece e respeita os costumes locais.

Obviamente, após 20 minutos de brindes, todos já estarão pra lá de Bagdá - e este é o momento ideal, caso você ainda esteja sóbrio o suficiente, para fingir que bebeu tudo ou até mesmo tentar disfarçadamente servir água ao invés de baijiu para brindar. A comida, esta personagem do elenco de apoio, estará lá para ajudar os convidados a se manterem em pé. E os brindes não param por aí: quanto mais eles bebem, mais querem brindar. E aí brindam pela saúde do filho, do cachorro, do periquito, do peixinho dourado do vizinho do quarto andar…

Aí você poderia pensar que, bom, se já estão todos muito bêbados, o almoço ou jantar termina por aí, certo? Errado! Nesta hora começam as tradicionais rasgações de seda entre os convidados e o anfitrião. E, se for um grupo de pessoas animadas, elas podem começar a cantar.

Sim, aqueles homens sérios, de ternos e engravatados, se levantam - se segurando na mesa para não cair - e começam a entoar suas canções favoritas. Algumas vezes até seguram um lencinho para enxugar as lágrimas no canto do olho.

Então, após no mínimo uma hora e meia de reunião - na qual negócios são discutidos, também, não tenham dúvida -, é hora de ir. Todos se levantam, se equilibrando o melhor que podem, e saem felizes, algumas vezes até abraçados ou de mãos dadas. Em geral todos sabem quem é o anfitrião e não há discussão para pagar a conta, mas no caso de refeições entre amigos ou família esta discussão pode tomar mais uns bons 15 minutos antes de irem embora.

E é assim, entre baijiu e canções, que negócios são fechados, aniversários são celebrados e conquistas são comemoradas na China. E você que pensava que chineses eram um povo fechado e mal-humorado, hem?

Nenhum comentário: